Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/18 às 17h02 - Atualizado em 24/10/19 às 17h38

Dados do ZEE-DF são apresentados à Aliança pelo Descoberto

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (20/06/2018) – Uma série de informações técnicas produzidas durante a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) foi apresentada a integrantes da Aliança pelo Descoberto. O encontro ocorreu ontem (19), na Agência Nacional de Águas (ANA), e contou com representantes das várias entidades de governo e sociedade civil que assinaram o acordo de cooperação técnica este ano durante o Fórum Mundial da Água.

 

Ludmyla Moura e Rogério Alves estiveram na reunião representando a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e falaram em nome da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF. Ludmyla Moura, Coordenadora de Planejamento Ambiental da Sema, tratou do conteúdo técnico do zoneamento e explicou como as análises do ZEE-DF podem subsidiar ações que visam à conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Descoberto. Rogério Alves, Coordenador de Monitoramento da Sema, falou sobre os dados georreferenciados que nortearam o ZEE-DF e apresentou o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia).

 

Saiba mais

O Reservatório do Descoberto é o principal manancial a região, sendo responsável por mais de 60% do abastecimento de água do Distrito Federal. No ZEE-DF, ele faz parte da Subzona 1 (SZSE) da Zona Ecológico-Econômica de Diversificação Produtiva e Serviços Ecossistêmicos, destinada à garantia hídrica em qualidade e quantidade, além da preservação do Parque Nacional de Brasília (uma das áreas-núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado).

 

A Aliança pelo Descoberto visa ampliar as atividades de proteção ambiental já desenvolvidas no local. Faz parte do Programa Produtor de Água, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que estabelece parcerias entre instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a recuperação de bacias hidrográficas. O acordo de cooperação técnica, assinado em março de 2018, conta com a participação de órgãos federais, distritais e do Estado de Goiás, além de entidades não governamentais.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF