Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/16 às 20h37 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

Grupo de Trabalho do ZEE-DF discute transporte de cargas

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (25/05/2016) – Dando continuidade aos debates sobre mobilidade que têm subsidiado as análises técnicas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF), foi realizada ontem (dia 24) uma apresentação sobre transporte de cargas no DF para os membros do Grupo de Trabalho de Subzonas. Evandro Manzano, auditor fiscal de Receita do DF e doutor em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB), esteve na Secretaria de Meio Ambiente, onde falou sobre o fluxo urbano de mercadorias e sua interferência na dinâmica das cidades do DF.

 

A partir das informações de documentos fiscais eletrônicos apresentados à Secretaria de Fazenda, foi possível identificar os polos de maior concentração de cargas e descargas, bem como os impactos causados por esse tipo de transporte, feito, em sua grande maioria, por caminhões. “Com esses dados, conseguimos buscar alternativas de logística urbana que reduzem os custos, melhoram o trânsito e diminuem o impacto ambiental”, comentou Manzano. “O intuito é fazer com que comerciantes, transportadoras e a sociedade em geral sejam beneficiados”, completou.

 

Durante a reunião, membros do ZEE-DF destacaram a importância dos estudos técnicos sobre mobilidade e transporte para o planejamento e a gestão do território, tanto em ambientes urbanos quanto em espaços rurais.

 

O encontro aconteceu no mesmo dia em que o Governo de Brasília, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), lançou o Circula Brasília – Programa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, cujos projetos visam promover ações e políticas de transporte de maneira integrada, segura e sustentável.

 

Saiba mais:

Codeplan poderá mapear fluxo de mercadorias no Distrito Federal

Capital terá 277Km de rede integrada de transporte público

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF