gototop

O que é?

 

O Governo de Brasília conta hoje com vários canais de diálogo com a população, entre eles estão o Voz Ativa e a Roda de Conversa.

Na Roda de Conversa, o governador Rodrigo Rollemberg fala diretamente com a população sobre as questões que envolvem uma região administrativa ou um tema geral. O objetivo é identificar problemas que podem ser resolvidos em um prazo menor, com a articulação entre os setores do governo - incluindo secretarias, administração e empresas - e a sociedade civil. Para garantir que todos tenham a mesma oportunidade de participar, a população se inscreve para um sorteio, feito durante a ação pelo próprio governador. Quem não é sorteado também pode deixar cadastrada a pergunta, que entra na lista de prioridades do governo e recebe uma resposta da equipe sobre os encaminhamentos.

Roda de Conversa da Candangolândia


Roda de Conversa do Itapoã


Roda de Conversa do Recanto das Emas

 

Voz Ativa é um ciclo de escuta parecido com audiências públicas, mais dinâmicas e colaborativas. O objetivo é recolher sugestões da população para elaborar políticas públicas e ajudar no planejamento do governo em diversos temas. As contribuições são registradas em fichas preenchidas na hora e é possível fazer inscrição para a fala durante a ação, em ordem de chegada.

O Voz Ativa no Planejamento foi criado para atender à exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) referente ao Plano Plurianual (PPA) e coletar dados para o planejamento do governo para os próximos quatro anos. É realizado pela Subchefia de Interação Social da Comunicação Institucional do Governo e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). São 4 encontros atendendo a 4 regiões do DF.


- 23/07: Samambaia
Cidades incluídas: Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires, Águas Claras e Brazlândia.


- 13/08: Sobradinho II 
Cidades incluídas: Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Planaltina, Itapoã, Paranoá e Varjão

 

- 18/08: Gama
Cidades incluídas: Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Santa Maria

 

- 08/09 - Voz Ativa Planejamento - Plano Piloto
Local: a confirmar


O Voz Ativa na Segurança é um espaço de participação que integra o Viva Brasília - Nosso Pacto pela Vida, um programa do Governo de Brasília encabeçado pela Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é coletar a contribuição popular para alimentar a pauta de discussão das reuniões estratégicas do programa, que envolvem as forças policiais, os setores do governo e os movimentos sociais. São 4 encontros, cada um com uma temática específica ligada à Segurança.

 

- 12/08 - Voz Ativa Segurança e Juventude - Estrutural
Subtema: Juventude

 

- 03/09 - Voz Ativa Segurança e Gênero - Planaltina
Local: CAIC Assis Chateaubriand - Área Especial 4 - Setor Residencial Leste, entre a Vila Buritis e Buritis 4.


- 17/09 - Voz Ativa Segurança e Igualdade Racial - Santa Maria
Local: a confirmar


- 01/10 - Voz Ativa Segurança e Cultura - Ceilândia
Local: a confirmar


 

 

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Participação Popular