Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/15 às 2h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

ZEE-DF é apresentado em reunião do MMA

Encontro visou debater zoneamento ambiental municipal

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (08/05/2015) – Seguindo orientação do Estatuto da Cidade, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) iniciou discussões metodológicas direcionadas ao zoneamento ambiental de escala municipal. Para tanto – visando fomentar o debate e trocar experiências –, promoveu, ontem, um encontro técnico entre a equipe do Departamento de Zoneamento Territorial e representantes da Coordenação Geral Técnica do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF). Em pauta, as especificidades identificadas durante a elaboração do zoneamento distrital.

 

“Devido ao tamanho do território, o ZEE-DF apresenta características bem peculiares, que se diferem daquelas encontradas nas demais Unidades da Federação e se aproximam à realidade dos municípios. Exemplo disso é nossa escala cartográfica, muito maior do que os outros ZEE. Daí o interesse do MMA em acompanhar os trabalhos do ZEE-DF, desde o início, ciente de seu caráter inovador”, afirmou Maria Sílvia Rossi, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema).

 

Durante a reunião, foram apresentadas análises e estudos de caso que demonstram como o ZEE-DF vem trabalhando diferentes recortes do DF, todos com escala municipal. “Nesse sentido, podemos dizer que um dos nossos desafios é justamente compatibilizar os planos setoriais vigentes no DF – PDOT, PGIRH, PDTU, etc. –, considerando as unidades de planejamento de cada um deles”, destacou Ludmyla Macedo de Castro e Moura, da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF.

 

Para a equipe do MMA, conhecer a metodologia utilizada pelo ZEE-DF é um ganho técnico sem precedentes. “A experiência do DF pode nos ajudar na elaboração de um roteiro metodológico direcionado ao zoneamento ambiental distrital, bem como subsidiar a elaboração ou revisão de planos diretores, por exemplo”, explicou Joana Tanure, analista ambiental do MMA.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF