Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/16 às 20h27 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

ZEE-DF é apresentado na Embrapa Cerrados

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (15/07/2016) – O Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) foi tema de palestra realizada hoje de manhã no auditório da Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF). Cerca de quarenta técnicos do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC) estiveram no local, onde conheceram o processo de elaboração do Zoneamento e alguns de seus estudos técnicos.

 

Marcelo Ayres, Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, falou da importância do ZEE-DF para o desenvolvimento sustentável do DF e destacou a qualidade dos trabalhos produzidos pela equipe, ofertando mais apoio da Embrapa Cerrados em pesquisas referentes ao Zoneamento.

 

“Há total interesse em promover maior interação entre as instituições. Será um ganho mútuo estreitar a parceria já existente e construir projetos em conjunto”, afirmou Marcelo Ayres. Desde 2012 o pesquisador em hidrologia Jorge Enoch representa o CPAC/Embrapa nos grupos de trabalho do ZEE-DF, já tendo contribuído com diversos documentos técnicos, especialmente aqueles relativos a recursos hídricos.

 

Durante o encontro, foram apresentados mapas de riscos ambientais, diagnósticos socioeconômicos, pressupostos que orientaram a definição de zonas e subzonas, dados de disponibilidade hídrica e tipologias de indicadores que deverão constar no projeto de lei que regulamentará o Zoneamento.

 

Outro tema abordado na palestra foi o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), que está em fase de construção e será implementado em breve. Trata-se de uma infraestrutura de dados espaciais ambientais do DF, ou seja, um banco de informações georreferenciadas com temática ambiental, acessível tanto para técnicos do governo quanto para a sociedade de um modo geral.

 

“O Sisdia pretende ser um repositório aberto para subsidiar atividades governamentais, mas também como ferramenta de pesquisa para a população. E o ZEE-DF tem sido o grande indutor desse processo, por meio de sua base de dados, que já vem sendo utilizada por órgãos distritais e futuramente estará disponível pela internet”, esclareceu Maria Sílvia Rossi, Coordenadora Técnica do ZEE-DF pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

 

Para o próximo mês serão agendadas reuniões para, se possível, viabilizar um acordo de cooperação técnica com a Embrapa Cerrados. A ideia é contar com o apoio do CPAC em estudos e pesquisas que auxiliem na definição de diretrizes e indicadores a serem regulamentados pelo ZEE-DF.

 

Saiba mais

A Embrapa Cerrados foi criada na década de 70 com a missão de viabilizar a produção agrícola no Cerrado brasileiro, tendo como foco o desenvolvimento sustentável da agricultura nesse bioma. É uma unidade da Embrapa que atua em atividades de pesquisa e desenvolve tecnologias e sistemas de produção que utilizam os recursos naturais do Cerrado de forma racional e sustentável, respeitando suas características ambientais. Atuando como um centro de pesquisa agropecuária dos Cerrados, contribuiu para transformar a região em uma referência internacional de produtividade agrícola.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF