Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/15 às 2h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

ZEE-DF é apresentado na Secretaria do Meio Ambiente de SP

Evento paulista reuniu servidores de três Estados visando discutir o instrumento

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (11/06/2015) – A convite do Governo do Estado de São Paulo, Maria Sílvia Rossi, da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF, esteve na capital paulista ontem, dia 10, onde participou de uma mesa redonda sobre Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) com gestores públicos de Secretarias do Meio Ambiente dos Estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. O encontro, promovido pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) do Sistema Ambiental Paulista, teve por objetivo promover a troca de experiências sobre ZEE e debater tópicos metodológicos do instrumento.

 

“A Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo está começando a elaboração de seu ZEE estadual e, nessa etapa inicial, achou oportuno entender como vem sendo a construção dos zoneamentos de outros Estados, principalmente no que diz respeito à adequação da metodologia nacional face às particularidades de cada Unidade da Federação”, explicou Maria Sílvia Rossi. “E nesse contexto, o ZEE do Distrito Federal é realmente um ótimo estudo de caso. O DF tem peculiaridades que geraram mudanças metodológicas, como, por exemplo, a alteração da escala utilizada, bem diferente das demais. Além disso, o ZEE-DF inovou em outros aspectos, como nas análises da capacidade de suporte e no uso de mapas de riscos ambientais para melhor subsidiar a gestão de impactos no território”, completou.

 

Enquanto apresentava o ZEE-DF na capital paulista, Maria Sílvia Rossi aproveitou para destacar outros aspectos que dão caráter único ao zoneamento distrital. Entre eles, o esforço de construir um conjunto de diretrizes capaz de induzir a convergência dos planos diretores setoriais de governo, a recepção do enquadramento de corpos hídricos e a implementação do banco de dados do ZEE-DF com base cartográfica única a ser disponibilizada via geoserviço. “Entendemos que o ZEE não é apenas um produto, não é só um futuro projeto de lei. O Zoneamento Ecológico-Econômico é principalmente um processo de qualificação e apropriação por parte dos entes de governo e da sociedade civil”, disse.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF