Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/15 às 2h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

ZEE-DF é apresentado no Encob 2015

Estudos de caso trataram da importância da gestão de recursos hídricos no planejamento

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (10/10/2015) – O Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) esteve presente nos debates promovidos durante o XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que está sendo realizado na cidade de Caldas Novas (GO) ao longo desta semana. Ontem, dia 09, Maria Sílvia Rossi, da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF, esteve no evento, onde apresentou estudos de caso do DF e participou da mesa de diálogo A Importância da Informação e das Novas Tecnologias para Gestão dos Recursos Hídricos.

 

Em sua explanação, Maria Sílvia Rossi destacou o ZEE-DF como uma excelente oportunidade de qualificação do planejamento territorial à luz dos recursos hídricos e lembrou a importância de se integrar os sistemas. “A agenda da água é transversal, mas infelizmente a gestão de recursos hídricos continua setorial. Há urgência em se convergir os instrumentos, é preciso superar a falta de integração entre eles”, afirmou. “É no âmbito do planejamento e da gestão do território que acontecem as oportunidades reais de integração, afinal, os impactos ambientais que prejudicam os recursos hídricos são frutos de ações antrópicas, e esse tipo de decisão geralmente não acontece nos fóruns destinados à agenda da água”, continuou.

 

Outro tópico destacado por ela foi a proposta de utilizar o enquadramento das águas superficiais como um importante vetor de qualidade das zonas e subzonas do ZEE-DF, analisando-o conjuntamente com as informações apresentadas nos mapas de riscos ambientais. “Os recursos hídricos podem e devem ser posicionados como elemento fundamental no planejamento territorial. O sistema de gestão dos recursos hídricos precisa ser empoderado e integrado às bases de dados governamentais, assegurado o consumo via geoserviço”, completou.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF