Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/18 às 19h23 - Atualizado em 6/06/18 às 11h41

ZEE-DF no Fórum Mundial da Água

COMPARTILHAR

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (16/03/2018) – Estudos técnicos do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) serão apresentados durante o 8º Fórum Mundial da Água 2018, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 23 de março. Na programação, há dois tipos de atividades: oficinas e palestras.

 

Duas oficinas de popularização dos mapas de riscos ecológicos do ZEE-DF e do mapa hidrográfico do DF serão ministradas na Vila Cidadã no dia 20, terça-feira, às 09h e às 11h15. E ideia é fazer com que os participantes saibam interpretar as representações cartográficas (mapas) e, assim, possam identificar e trabalhar questões relativas à agua no território do Distrito Federal. O acesso à Vila Cidadã é gratuito e o cadastro pode ser feito no portal do evento.

 

Já o estudo de caso do ZEE-DF será apresentado no espaço Expo em cinco momentos: domingo (18) às 18 horas, terça-feira (20) às 17 horas, quarta-feira (21) às 09h30, quinta-feira (22) às 13 horas e sexta-feira (23) às 09h30. A palestra abordará os avanços no planejamento e na gestão do território com base nos riscos ao ciclo da água no Distrito Federal, mostrando como políticas públicas de ordenamento territorial podem garantir o abastecimento e evitar a escassez hídrica.

 

Planeta ODS

Análises técnicas do ZEE-DF também estarão presentes em uma mesa de debate do Planeta ODS, evento que acontecerá de maneira transversal ao 8º Fórum Mundial da Água entre 19 e 23 de março no Planetário de Brasília. A realização é uma parceria do Governo de Brasília com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

 

Na terça-feira (20), às 11 horas, o tema “Água e Pessoas” será debatido com especialistas e contará com a participação de Maria Sílvia Rossi, representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na Coordenação Técnica do ZEE-DF. Nesta mesa de debate, serão apresentadas experiências de como o processo de planejamento e ocupação de uma cidade pode afetar a vida e a saúde da população. Para saber mais sobre o Planeta ODS, clique aqui.

 

Fórum Alternativo Mundial da Água

Maria Sílvia Rossi, Coordenadora Técnica do ZEE-DF, também estará presente no Seminário “Cidades Sensíveis à Água”, que acontecerá no dia 18 (domingo) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB) como parte da programação do Fórum Alternativo Mundial da Água 2018.

 

Ela estará no painel que ocorrerá às 11 horas, ministrando a palestra “Água, Ecossistema e Planejamento Territorial”, que apresentará análises técnicas do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Para saber mais sobre o Fórum Alternativo Mundial da Água, clique aqui.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo de Brasília

ZEE-DF