Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/16 às 17h25 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

ZEE-DF realiza debate na Ceilândia

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (18/11/2016) – Representantes da Coordenação Técnica do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) estiveram em Ceilândia na noite de ontem (17) para um debate com a comunidade local. O encontro aconteceu na Escola Parque Anísio Teixeira e contou com a presença de moradores interessados em conhecer e contribuir com o texto referência do anteprojeto de lei do zoneamento.

 

O secretário do Meio Ambiente, André Lima, foi quem deu início à reunião, ressaltando a importância da participação da sociedade na elaboração do instrumento. “É fundamental entender as necessidades da população do Distrito Federal e fazer com que o ZEE tenha efetividade. Queremos que ele promova mudanças reais, e não fique só no papel. Para isso, o envolvimento da comunidade é primordial”, destacou.

 

Uma dinâmica em grupo apontou temas que precisam de atenção especial e de políticas públicas específicas. Os mais citados foram: educação (incluindo educação ambiental), geração de emprego e inclusão de jovens. A partir daí, deu-se um debate sobre o que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida da comunidade e como as diretrizes do ZEE-DF podem auxiliar para que tais mudanças aconteçam.

 

Os participantes também conheceram a proposta de zonas e subzonas endereçadas pelo ZEE-DF, com destaque à Subzona de Dinamização Produtiva com Equidade 2 (SZDPE2) – onde Ceilândia está localizada –, destinada à integração de núcleos urbanos e à consolidação de novas centralidades.

 

“Isso desde que asseguradas as atividades produtivas consoantes com a região, boa infraestrutura de transporte público coletivo e respeito aos níveis de permeabilidade do solo”, esclareceu Maria Sílvia Rossi, representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na Coordenação Técnica do ZEE-DF.

 

Para obter mais informações sobre a proposta de zonas e subzonas, bem como ter acesso a todo o conteúdo referência do anteprojeto de lei do ZEE-DF (texto principal, anexos e mapas), clique aqui. Conheça o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal e ajude em sua elaboração. Participe!

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF