No encontro, foram debatidas metodologias de serviços ecossistêmicos e resiliência
Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF
Brasília (30/01/2016) – A Coordenação Técnica do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) promoveu, nos dias 28 e 29, no Ministério do Meio Ambiente (MMA), um seminário sobre serviços ecossistêmicos e resiliência, com a presença de representantes do projeto sueco Cuidando da Cidade e de pesquisadoras da Universidade de Estocolmo.
Maria Schewenius e Sara Borgström apresentaram a metodologia Resilience Assessment, do Resilience Centre, da Universidade de Estocolmo. Adalberto Alencar mostrou a aplicação de tais ferramentas e da integração de serviços ambientais em projetos de requalificação urbana e bairros sustentáveis em cidades da Suécia.
O encontro teve por objetivo a troca de experiências, apontando ações exitosas de articulação e integração urbana e ambiental. Além disso, deu início a uma avaliação, por parte do Governo de Brasília, da possibilidade de se firmar uma parceria que visa desenvolver um projeto piloto para o Distrito Federal.
Técnicos do Governo de Brasília, analistas do MMA, professores da UnB, representantes do setor privado e membros da sociedade civil participaram do seminário, enriquecendo o debate e dando importantes contribuições para os estudos do ZEE-DF, que já trabalha com a premissa de integração de serviços ecossistêmicos, desenvolvimento sustentável e planejamento e gestão do território.
Leia mais clicando aqui.
ZEE-DF