Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/16 às 17h45 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

Comissão Distrital do ZEE-DF realiza quinta reunião

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (16/07/2016) – A Comissão Distrital do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) teve sua quinta reunião plenária na tarde de ontem, dia 15. O encontro, realizado no auditório do Planetário de Brasília, serviu para debater a proposta inicial de pré-zoneamento e tratar dos demais avanços nos trabalhos técnicos.

 

Cerca de vinte representantes de nove órgãos distritais e federais estiveram no evento, onde assistiram à apresentação feita por membros da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF e conheceram detalhes das análises que definiram duas zonas e treze subzonas para o DF. Nessa proposta preliminar de pré-zoneamento, a Zona de Prestação de Serviços Ecossistêmicos é composta por cinco subzonas, enquanto a Zona de Desenvolvimento Produtivo é dividida em oito subzonas. Todas com critérios ambientais e socioeconômicos, respeitando a vocação prioritária de cada porção do território.

 

Ludmyla de Castro e Moura (Sema), Coordenadora Técnica do ZEE-DF, explicou aos membros da Comissão Distrital quais pressupostos nortearam as análises técnicas. “Há o consenso de que é necessário diversificar a economia, gerar emprego e assegurar a inclusão socioprodutiva de uma grande parcela da população do DF. Mas o desenvolvimento econômico deve ser sustentável, deve considerar a capacidade de suporte e a manutenção dos serviços ecossistêmicos, que são prerrogativas para a qualidade de vida. Por isso, foram consideradas questões de toda natureza: ambientais, rurais, urbanas, econômicas, sociais, de mobilidade, etc.”

 

O material técnico produzido no âmbito da Coordenação Técnica será avaliado, qualificado e validado pela Comissão Distrital do ZEE-DF. A previsão é que o grupo tenha acesso a todos os documentos na íntegra nas próximas semanas, incluindo o texto referência do anteprojeto de lei que será encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) após consultas e audiências públicas.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF