Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/15 às 2h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

Equipe do ZEE-DF realiza treinamento no Ibram

Após o encontro, analistas do licenciamento ambiental passaram a acessar a base de dados

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (17/07/2015) – Nesta semana, ocorreu o primeiro treinamento de acesso ao banco de dados do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF). Durante dois dias, 23 analistas ambientais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estiveram com a equipe da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF para um primeiro contato com o conjunto de informações geoespaciais que estão em processo de qualificação na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

 

No primeiro encontro (dia 15), os servidores do Licenciamento Ambiental do Ibram assistiram a uma apresentação sobre o ZEE-DF, seu processo de elaboração e a construção de sua base de dados. No segundo momento (dia 16), receberam informações acerca da arquitetura geoespacial que está sendo montada e partiram para o exercício prático de acesso ao banco.

 

“Com acesso à base cartográfica, o analista do Ibram passará a ter mais subsídios e condições de fazer análises qualificadas e integradas nos processos de licenciamento ambiental”, explicou Rogério Alves, membro da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF e um dos responsáveis pela implementação do banco de dados. “Além de promoverem uma linguagem unificada, as informações espaciais passarão a dar uma visão mais ampla e completa da área a qual se refere determinado processo. Ou seja, será um ganho de qualidade para o trabalho desenvolvido pelo Ibram”, completou.

 

Para os próximos meses estão previstos outros encontros, quando os analistas ambientais serão capacitados para o uso do sistema de informação geográfica – no caso, o software livre QGis –, que possibilitará, entre outras coisas, a produção de análises integradas e mapas.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF