Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/15 às 2h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

Plano de Manejo de Água e Solo é apresentado no ZEE-DF

Iniciativa buscou alinhamento técnico na elaboração dos dois instrumentos de gestão

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (02/09/2015) – Analistas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) se reuniram com a Coordenação Técnica do ZEE-DF na manhã de hoje, quando apresentaram o Plano de Manejo de Conservação da Água e do Solo nas áreas de produção agrícola do Distrito Federal, que vem sendo elaborado conjuntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e órgãos parceiros.

 

A proposta, que em breve será consolidada em formato de projeto de lei, consiste na definição de prioridades para as ações de governo referentes à conservação da água e do solo, de modo integrado e estruturado, para avançar a sustentabilidade no espaço rural do DF. Três programas compõem a proposta: o manejo e a conservação da água e do solo, a adequação ambiental das propriedades rurais e o uso sustentável dos recursos hídricos na agricultura.

 

“O ZEE-DF tem a prerrogativa de recepcionar os planos setoriais vigentes. Deve ser elaborado em consonância com os programas e projetos governamentais, mesmo que estes estejam em processo de construção. Daí a importância de conhecermos a proposta da Seagri, cientes da necessidade de compatibilizarmos os dois instrumentos de planejamento e gestão do território. É fundamental seguirmos os mesmos parâmetros”, esclareceu Maria Sílvia Rossi, representante da Secretaria do Meio Ambiente na Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF.

 

“Os estudos técnicos que subsidiaram o Plano de Manejo da Água e do Solo consideraram, desde o início, as análises que vêm sendo feitas no âmbito do ZEE-DF. Foram considerados, por exemplo, os mapas de riscos ambientais produzidos para o Zoneamento. É primordial alinhar os instrumentos, trabalhar de forma integrada. Principalmente em se tratando de duas áreas tão próximas, a rural e a ambiental”, destacou José Lins de Albuquerque Filho, representante da Seagri que atua como coordenador técnico do ZEE-DF.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF