Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/20 às 17h32 - Atualizado em 6/03/20 às 17h53

Representantes do Governo de Santa Catarina voltam a SEMA para reunião sobre ZEE

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (05/03/2020) – Dirigentes do Governo de Santa Catarina estiveram em Brasília ontem para uma segunda reunião sobre Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema). Celso Albuquerque, Secretário Executivo do Meio Ambiente de SC, Thays Saretta, Coordenadora Especial de Integração e Planejamento Ambiental, e Jaqueline Souza, Diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, foram recebidos pelo Secretário Sarney Filho e pela Subsecretária de Gestão Ambiental e Territorial, Maria Sílvia Rossi.

 

O Estado de Santa Catarina, que já possui um ZEE costeiro regulamentado, deu início à elaboração de seu ZEE estadual e, para tanto, equipes do governo têm trocado experiências e buscado informações com técnicos de outras Unidades da Federação que já possuem zoneamentos aprovados. Entre elas, o Distrito Federal (cujo instrumento foi instituído pela Lei Distrital nº 6.269/2019). Segundo o Secretário Celso Albuquerque, a criação do ZEE de Santa Catarina é uma das prioridades da atual gestão governamental, elogiada pelo Secretário Sarney Filho quanto às questões ambientais.

 

Os diálogos acerca do ZEE iniciaram uma aproximação próspera entre as Secretarias do Meio Ambiente do Distrito Federal e de Santa Catarina, que pretendem assinar, futuramente, um acordo de cooperação técnica para parcerias e trabalhos conjuntos que contemplem outras áreas de suas pastas. “O apoio técnico entre os entes federativos gera uma troca de experiências muito rica, que nos auxilia bastante na elaboração e implementação de políticas públicas”, ressaltou a Subsecretária Maria Sílvia Rossi, que ainda em março irá a Florianópolis para uma apresentação em um workshop sobre ZEE promovido pelo Governo de Santa Catarina.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo de Brasília

ZEE-DF