Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/16 às 20h26 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

Revista Brasília em Debate apresenta o ZEE

Edição 14 da revista oficial da Codeplan apresenta temas relacionados com planejamento territorial, e inclui o desafio de estabelecer o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal

 

Ascom Sema

 

Brasília (14/12/2016) – O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é explicado na edição 14 da revista Brasília em Debate, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), e apresenta temas relacionados com planejamento territorial. “E a Codeplan se engaja para compreender essa realidade, oferecendo ao leitor um painel sobre o Planejamento Territorial em suas diferentes e múltiplas faces e nuanças”, afirma a editora, Valda Queiroz.

 

A reportagem “Zoneamento Ecológico-Econômico inova gestão territorial do Distrito Federal” trata da articulação de dados ambientais e socioeconômicos, que permitem a abordagem dos riscos ecológicos da ocupação territorial. Salienta a oportunidade que zoneamento, quando transformado em lei, oferecerá para a redução das desigualdades sociais.

 

Na mesma edição de outubro, lançada no dia 12 de dezembro, Maria Sílvia Rossi, subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento (Suplam) da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), afirma que o “ZEE pode reduzir tempo de licenciamento e melhorar a qualidade ambiental” e mudar a vida do gestor público e do empreendedor do DF. O economista da própria Codeplan, Alexandre Brandão, apresenta o portal do ZEE, lançado este ano, que oferece os conteúdos do zoneamento.

 

A Codeplan também lançou a edição 15, que aborda temas relacionados com desigualdade. Vista como um fenômeno social, econômico, aliado à pobreza, constituiu-se em grave problema que afeta milhares de pessoas em vários países. E o Distrito Federal não fica atrás ao mostrar bastante disparidades entre as Regiões Administrativas que compõem seu território.

 

Confira a edição clicando aqui. As matérias estão nas páginas 35, 36 e 41, respectivamente.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF