Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/16 às 19h36 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

ZEE-DF comparece em oficina da Embrapa e Emater

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (01/09/2016) – Maria Sílvia Rossi, representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na Coordenação Geral Técnica do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF), participou, na manhã de hoje, da oficina “Agenda Institucional do DF para a construção do Projeto Centro-Oeste”, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

O evento, organizado pela Embrapa em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), está promovendo, até amanhã, painéis e debates que visam discutir o desenvolvimento sustentável do DF e Entorno e construir uma agenda de transferência de tecnologia em sistemas de produção sustentáveis.

 

Em sua palestra, Maria Sílvia Rossi apresentou estudos técnicos do ZEE-DF sob a ótica das possibilidades (e limitações) de desenvolvimento sustentável na vertente agropecuária da RIDE-DF. Entre as análises abordadas, estavam os riscos ambientais, a disponibilidade hídrica e os serviços ecossistêmicos como prerrogativas para o desenvolvimento econômico do território.

 

“Só há sustentabilidade quando se consegue articular as dimensões ecológica, socioeconômica e político-institucional em busca do bem-estar humano”, afirmou, destacando ainda a importância de políticas públicas que garantam a preservação do meio ambiente e a inclusão socioprodutiva da população.

 

Quatro grandes temas foram abordados na oficina: uso sustentável dos recursos hídricos, boas práticas no contexto da sustentabilidade, aproveitando de resíduos e organização e desenvolvimento de mercado agrícola e não agrícola do meio rural. Participaram dos debates representantes da Embrapa, Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável (SEDS), Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Secretaria Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB), entre outros.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF