Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/15 às 17h09 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

ZEE-DF é apresentado a membros do Conplan

Ascom Segeth

 

Brasília (16/11/2015) – Os conselheiros do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) tiveram acesso nesta quinta-feira (12) ao andamento do plano de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do governo de Brasília. O projeto indicará a forma com que novos empreendimentos e ocupações deverão se dar no solo da cidade. A apresentação foi feita por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente. “O intuito da exposição foi dar satisfação à sociedade civil a respeito do andamento do plano. Além disso, queremos que de alguma forma o conselho ainda possa contribuir e indicar caminhos para o instrumento”, disse o secretário-adjunto da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, Luiz Otávio Rodrigues.

 

O principal marco do ZEE é a definição, com critérios diferentes, de duas grandes áreas – uma é a zona urbana, mais consolidada, onde a expansão deve ser direcionada; a outra tem restrições ambientais, que limitam a ação humana, e também requer mais critérios e cuidados visando o abastecimento tanto de água, quanto de alimentos para a metrópole. “Esta é a primeira vez que as três pautas – a ambiental, a urbana e a de desenvolvimento econômico – realmente encontram canais de diálogos francos e começam a desenhar um instrumento eficiente de gestão da cidade, que é o ZEE”, lembrou Thiago de Andrade, secretário da Segeth.

 

O ZEE é uma obrigação de todas as unidades federativas, estabelecida pela Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, e prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal. Para ter acesso ao áudio da 127ª reunião ordinária do Conplan, clique aqui.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF