Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/15 às 2h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

ZEE-DF é apresentado aos novos conselheiros do Conam e CRH

Posse foi realizada em reunião conjunta com a presença do Governador

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (20/03/2015) – Os Conselhos de Meio Ambiente (Conam) e de Recursos Hídricos (CRH) do Distrito Federal tiveram sua primeira reunião do ano ontem, dia 19, na Residência Oficial de Águas Claras. Na presença do Governador Rodrigo Rollemberg e do presidente dos dois colegiados, o Secretário de Meio Ambiente André Lima, os novos conselheiros tomaram posse e começaram a definir seus calendários de atividades para 2015.

 

Durante o encontro, Maria Sílvia Rossi, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), fez uma exposição sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) e aproveitou para destacar a importância de se integrar o planejamento territorial com a gestão de recursos hídricos. “A agenda de água é transversal, mas a gestão continua setorial. É preciso promover a integração dos sistemas ao nível do poder público, pois a ausência dessa compatibilização contribui para dificultar o planejamento territorial e piorar situações já críticas, como, por exemplo, a morosidade do licenciamento ambiental e a ausência de poligonais das áreas protegidas”, esclareceu.

 

“Os impactos nos recursos hídricos acontecem no território, frutos de ações antrópicas, mas as decisões e soluções geralmente não ocorrem no âmbito da gestão da água. Daí a importância de se integrar o planejamento territorial, a gestão dos recursos hídricos e as políticas públicas”, continuou.

 

Em seu discurso, Rodrigo Rollemberg falou sobre a importância do consumo racional da água e declarou ter o ZEE-DF como uma das ações prioritárias deste Governo, considerando-o instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal.

 

Para o segundo semestre deste ano, após a finalização dos estudos técnicos e a elaboração do texto que subsidiará o anteprojeto de lei, está prevista a apresentação formal do ZEE-DF nos principais Conselhos distritais. Na sequência, o texto legislativo segue para apreciação e aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF