Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/16 às 13h30 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

ZEE-DF é apresentado em reunião do CDES

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (18/10/2016) – Membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES/DF) se reuniram ontem à tarde na Escola de Governo para apresentação e debate do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF). Durante o encontro, eles puderam conhecer um pouco mais sobre o instrumento e tiveram acesso a informações técnicas que vêm subsidiando sua elaboração.

 

Durante a explanação, membros da Coordenação Técnica do ZEE-DF apresentaram a proposta de zonas e subzonas que se encontra em período de consulta pública, dando ênfase a informações referentes a questões socioeconômicas da região. Maria Sílvia Rossi, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), destacou a necessidade de se diversificar a base produtiva do DF, visando à geração de emprego e renda para a população de áreas mais vulneráveis.

 

“Os estudos produzidos no âmbito do ZEE-DF demonstram que várias Regiões Administrativas reúnem grande número de pessoas com baixa escolaridade, mas com alto potencial de qualificação profissional para determinadas atividades. É preciso promover políticas públicas que explorem essas potencialidades econômicas e evitem o aumento da vulnerabilidade social”, explicou a coordenadora.

 

O ZEE-DF prevê cinco naturezas de atividades produtivas para o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal, considerando e compatibilizando análises ambientais, dados econômicos e indicadores sociais. Incluem atividades da Economia da Conservação, bem como dos setores primário, secundário e terciário da Economia. Todos os detalhes constam no texto referência do anteprojeto de lei, que pode ser acessado clicando aqui.

 

Saiba mais

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal tem como objetivo, em linhas gerais, discutir demandas da população e elaborar soluções que promovam o desenvolvimento socioeconômico da região, estabelecendo ações que visam desburocratizar processos e ampliar parcerias entre governo e sociedade.

 

É composto por representantes de diversos órgãos do Governo de Brasília e quarenta lideranças de reconhecida representação em diferentes setores da sociedade. Possui grupos de trabalho e câmaras temáticas específicas. Entre elas, uma que aborda o uso e a ocupação do solo.

 

Leia mais em: Empossados os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF