Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/18 às 13h26 - Atualizado em 6/06/18 às 11h42

ZEE-DF é apresentado em reunião sobre o PDOT

COMPARTILHAR

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (05/03/2018) – O Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) foi tema de uma apresentação realizada sexta-feira passada (dia 02) na Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth). Este foi o primeiro de uma série de encontros semanais a serem promovidos com os servidores que trabalharão diretamente no processo de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), prevista para 2019.

 

“É uma fase preparatória para o trabalho de revisão em si, visando conscientizar e nivelar a nossa equipe técnica”, explicou Sílvia Lazari, Diretora de Planejamento e Sustentabilidade Urbana, da Segeth. “A ideia é promover, ao longo deste ano, alguns debates que nos ajudarão na construção de uma versão de PDOT bastante atual e alinhada às demais legislações territoriais”, completou.

 

Membros da Coordenação Técnica do ZEE-DF falaram sobre a elaboração do zoneamento, apontando as principais análises técnicas que originaram a proposta a ser encaminhada para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), e falaram da importância dos riscos ecológicos e socioeconômicos na definição das zonas e subzonas.

 

“É preciso entender que o PDOT e o ZEE-DF são instrumentos de planejamento territorial complementares, mas com premissas distintas. O PDOT é um zoneamento de uso, enquanto o ZEE-DF é um zoneamento de risco. E mesmo assim, não são (e nem devem ser) antagônicos”, ressaltou Maria Sílvia Rossi, uma das representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) na Coordenação Técnica do ZEE-DF.

 

Amanhã (dia 06) será realizado o segundo encontro da equipe técnica designada para trabalhar na revisão do PDOT. Carlos Roberto Vieira, servidor da Segeth e membro da Coordenação Técnica do ZEE-DF, fará uma apresentação sobre o histórico dos planos diretores do Distrito Federal desde a década de 1990. É dele o texto “Estratégias de ordenamento e monitoramento territorial entre 1997-2015”, que compõe o caderno técnico de pré-zoneamento do ZEE-DF e pode ser acessado clicando aqui.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo de Brasília

ZEE-DF