Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/16 às 14h53 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

ZEE-DF é debatido em seminário do MMA

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (05/05/2016) – O Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) foi tema de uma das apresentações realizadas durante o Seminário Novos Olhares sobre o Planejamento e Ordenamento Territorial, promovido ontem (dia 04) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no auditório de seu edifício anexo.

 

Com o propósito de debater as relações entre o meio ambiente e a produção de riqueza e bem-estar, o evento teve como foco principal os serviços ecossistêmicos e sua importância nas atividades socioeconômicas. “É preciso compreender que o ecológico e o econômico são parceiros, e não oponentes. Há, sim, uma relação de dependência entre o meio ambiente e seus usos econômicos. Afinal, os serviços ecossistêmicos nada mais são do que os benefícios que os seres humanos usufruem do ecossistema”, lembrou Raquel Agra, da GIZ, destacando ainda o caráter inovador do ZEE-DF ao incorporar o conceito de serviços ecossistêmicos em suas análises técnicas.

 

Durante sua apresentação, Maria Sílvia Rossi, da Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF, ressaltou a necessidade de conhecer, traduzir e incluir as questões de infraestrutura ecológica nos processos de planejamento e gestão do território. “O ZEE não é um instrumento meramente ambiental. Ele é um instrumento territorial, e precisa ser elaborado de maneira integrada, considerando todas as vertentes”, pontuou. “Como devemos olhar e tratar o território? Quais são e como podemos qualificar os serviços ecossistêmicos? Como monitorá-los? Existem muitas questões a serem consideradas em seu processo de elaboração”, completou.

 

No debate entre os participantes, foram levantados e discutidos outros tópicos relevantes, tais como: riscos ambientais, disponibilidade hídrica, níveis de permeabilidade do solo, morfologia urbana, tipologias de ocupação e requalificação dos ambientes urbanos.

 

O seminário contou com a participação de servidores públicos, integrantes do Consórcio ZEE Brasil e parceiros do Projeto TEEB Regional-Local, da Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ – German Agency for Internacional Cooperation). Em maio, nos dias 12 e 13, o MMA realizará o Seminário Internacional em Gestão Ambiental Urbana Brasil-União Europeia.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF