Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF
Brasília (04/11/2019) – Está agendado para o próximo dia 12 (terça-feira), a partir das 8h30, o seminário “Subsídios dos Planos de Bacias Hidrográficas ao Planejamento Territorial do Distrito Federal”. O evento, promovido pelos três comitês de bacia hidrográfica do DF, acontecerá no auditório do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB) e contará com uma apresentação sobre a Lei Distrital nº 6.269/2019, que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF).
Maria Sílvia Rossi, Subsecretária de Gestão Ambiental e Territorial da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), falará sobre o ZEE-DF dentro do Painel “Recursos Hídricos e Planejamento Territorial do Distrito Federal” no período da manhã (horário previsto: 10h20). Durante a tarde, haverá o Painel “Os Desafios de um Território Sustentável”. Veja abaixo a programação completa.
O seminário busca debater temas relevantes para os Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas distritais. O do CBH Paranaíba-DF encontra-se em elaboração, e os dos CBH Preto e CBH Maranhão devem iniciar em 2020. Entre os assuntos a serem discutidos estão situação hídrica no DF, mudanças climáticas, recarga de aquíferos, drenagem urbana, manejo de águas pluviais, planejamento urbano para cidades sustentáveis, etc.
Saiba mais
Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH), também conhecidos como “Parlamentos das Águas”, são colegiados com poder de decisão sobre a gestão de recursos hídricos compostos por representantes de governo, usuários e sociedade civil. Atualmente o Distrito Federal conta com três Comitês: dos Afluentes do Rio Preto, dos Afluentes do Rio Maranhão e dos Afluentes do Rio Paranaíba.
ZEE-DF